Multidão em movimento – San Diego

Em 12 de novembro de 2011, conferência em San Diego:

http://sandiegoiso.org/socal-socialism-conference-2011

“Embora estivesse frio e chovendo o dia inteiro, umas 50 pessoas estavam lá do começo ao fim, de várias idades, origens, experiências, etc. A maioria, pelo que vi, participa ativamente de movimentos os mais variados, alguns há vários anos, outros apenas começando. Conheci uns rapazes de uns 18, 20 anos de idade que deram depoimentos interessantes sobre como eles resolveram começar a participar de manifestações e protestos (em resumo, após perceberem que a geração deles está num beco sem saída, pulando de um bico pra outro, sem futuro certo, sem seguro saúde, etc). Situações concretas levando a ações concretas.

Teve um misto de palestras, discussões em grupo, debates, etc. Uma lista de textos sugeridos ao fim da página acima dá um pouco o tom dos assuntos. Felizmente o tom não puxou para o livresco demais (teórico de biblioteca); muitos debates eram calcados diretamente na prática cotidiana dos movimentos (incluindo as participações mais recentes no movimento Occupy Wall Street, mas muitos outros antes desse também). Também achei legal uma certa abertura a considerar a “não-fixidez” de nenhuma teoria; no sentido de que nada é inevitável ou pré-destinado; idéias (Marx, etc) estão aí para serem confrontadas com a prática, ou atualizadas por ela conforme necessário.

Esta entrada foi publicada em Polêmicas e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
To prove you're a person (not a spam script), type the security word shown in the picture. Click on the picture to hear an audio file of the word.
Anti-spam image