A Região do ABCD e os movimentos sociais

Livro sobre a história de Diadema

“Fruto do trabalho dos pesquisadores Valderi Antão Ruviaro e Yara Silvia que, em mais de três décadas de militância em movimentos sociais, sindicais e culturais, reuniram um vasta e rica documentação sobre, principalmente, o perídos de lutas sociais na região do ABC paulista, desde meados da década de 1970 e até os dias atuais. Devido à falta de apoio para a realização desse trabalho, a ideia de produzir um grande livro impresso teve de ser abortada, porém, a versão digital do mesmo foi realizada com sucesso. O livro pode ser encontrado no site mantido por Valdo e Yara, o “Sítio Polêmico: um terreno crítico”. No link abaixo consta uma entrevista dada por Valdo à TvT, falando brevemente sobre o livro.” (…)

Trabalho, identidade e cultura

Este trabalho de estudos culturais para a disciplina Identidade e Cultura (2o. quadrimestre de 2011) pretende aprofundar-se nas noções de cultura e nos processos de identificação dos sujeitos e grupos dentro dos movimentos sociais, sindicais e culturais históricos da Região do ABC paulista nas décadas de 1970, 1980 e 1990.

Para isso, serão realizadas pesquisas documentais e bibliográficas, bem como entrevistas com alguns dos atores deste período tão marcante para a história do ABC.

A pesquisa documental será feita a partir da documentação doada à UFABC pelos pesquisadores e militantes de longa data, Valderi Antão Ruviaro e Yara Silvia, que por mais de três décadas coletaram o material e também participaram ativamente dos movimentos.

(Publicados em 31 de maio/2001, no blog “Movimentos Sociais, Sindicais e Culturais do ABCD”)

Esta entrada foi publicada em Polêmicas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
To prove you're a person (not a spam script), type the security word shown in the picture. Click on the picture to hear an audio file of the word.
Anti-spam image