Dinheiro de anistia vai para a luta

“Campinas, 06 de outubro do 1989

À
DIREÇÃO EXECUTIVA DA CUT ESTADUAL SP

Companheiros,

O SINDIPETRO CAMPINAS, desde sua criação, participou ativamente do processo que culminou na fundação da Central Única dos Trabalhadores. Nesse processo, em 1983, se deu a greve dos petroleiros e a 1ª Greve Geral, onde foram cassadas as diretorias de cinco importantes sindicatos: Bancários-SP, Metroviários-SP, Metalúrgicos-SBC, Petroleiros-BA e Petroleiros-CPS. A fundação da Central, no mês seguinte (agosto-83), já se constitui numa resposta de luta em defesa da autonomia e liberdade sindical. A partir dessas cassações, a CUT desenvolveu uma longa luta no sentido de reverter essas punições, buscando reintegrar todos os companheiros sindicalistas cassados.

Sou parte integrante deste processo, uma vez que na época ocupava o cargo de 1ª Secretária, na Diretoria Executiva do Sindipetro Campinas.

Nestes seis anos de cassação, participei da Direção da CUT Estadual e nos últimos tempos como monitora da secretaria de Formação.

Neste ano de 1989 alcançamos a vitória de reintegrar os remanescentes da base do Sindipetro Campinas entre os quais me incluo.

Entendendo que foi todo o processo de luta de fundação da Central e sua consolidação que possibilitou esta vitória;

Entendendo que devemos sempre reforçar a Central em todas as suas instâncias;

Tendo vivenciado, no conjunto das secretarias a importância da formação, dentro do projeto da Central, quero partilhar os ganhos financeiros de nosso retorno numa doação para a secretaria de formação de um projetor de slides, material utilizado e muito necessário nos cursos de formação.

Por uma CUT DE LUTAS, CLASSISTA, DEMOCRÁTICA, DE MASSAS E PELA BASE.

Rumo ao Socialismo,

(assinatura: Wanda Conti)”

Esta entrada foi publicada em Documentos históricos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
To prove you're a person (not a spam script), type the security word shown in the picture. Click on the picture to hear an audio file of the word.
Anti-spam image